terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pré-História

Pré-História

Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem. Esse período é chamado de pré-história e o que se conhece a seu respeito baseia-se nos objetos que restam dessa época. Para muitos Historiadores o próprio termo "Pré-História" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à História e sim à escrita.

A Pré-história divide-se em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. A Idade da Pedra foi dividida em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

O período Paleolítico, a etapa mais antiga da Pré-história, ou seja, a mais antiga da evolução do homem, essa época começou há cerca de dois milhões de anos e terminou há cerca de dez mil anos. Nessa época ocorreu uma importante evolução física no homem, surgiram os primeiros homens modernos, isto é, da espécie Homo sapiens, acompanhada de evolução cultural, que dura até os nossos dias.

Paleolítico: os homens viviam em pequenos bandos; caçavam e pescavam e também colhiam frutos. Fabricavam instrumentos de osso ou de pedra lascada e abrigavam-se em cavernas ou choças. Os caçadores, nômades, preferem a beira de rio, aonde os animais vêm beber e concentram-se em áreas florestais durante a seca. Surgem rituais mágicos relacionados com a caça, escultura pura (entalhes de animais e de figuras femininas) e pinturas rupestres (as mais famosas estão nas cavernas de Altamira na Espanha, e Lascaux, na França).

Instrumentos e ferramentas: Pedra, madeira ou osso. A técnica de fabricação era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.
Habitação: Viviam de maneira primitiva, em grupos nômades, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos.
Religião: O homem divinizava as forças da natureza, acreditavam na vida após a morte, enterravam seus mortos debaixo de grandes lajes de pedra suspensas, de nome sambaqui, com suas roupas, armas, enfeites e oferendas.
Vestuário: As roupas eram feitas de pele de animais, as mulheres faziam as vestimentas que eram coloridas e tinham vários enfeites.

Neolítico: a agricultura e a criação de animais constituem, ao lado de outros progressos técnicos, a principal inovação do período, o da chamada revolução neolítica. A concluída sedentarização do homem, surgem povoados que combinam as atividades agrícolas e pastoris e a população cresce, surge a divisão especializada do trabalho e do poder organizado, com chefes de autoridades. Um intercâmbio ativo, que utilizam o transporte fluvial e terrestre. O núcleo de Jericó, fundado em cerca de 8000 AC, na Palestina, é um estágio preliminar das civilizações urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário